top of page
DIAGRAMA TRIANGULAR

COMO SE FAZ

 

1. A construção do diagrama triangular exige a construção de um triângulo equiIátero ou a existência de um modelo pré-concebido em papel milimétrico.

2. Permite representar 3 variáveis conjugadas entre si.

3. Cada lado do triângulo corresponde a um eixo, orientado a 60º e representa a escala de valores entre 0 e 100% de uma variável.

​3. Exemplo: estrutura da população ativa

 

Paises

Primário           (%)

Secundário (%)

Terciário          (%)

Total                   (%)

A

60

25

15

100

B

30

35

35

100

C

10

55

35

100

D

8

40

52

100

E

45

15

40

100

4. A base do triângulo corresponde ao setor primário; o lado direito corresponde ao setor secundário o lado esquerdo corresponde ao setor terciário;

5. A escala na base do triângulo varia de 0 a 100, da esquerda para a direita; a do lado direito varia de 0 a 100, de baixo para cima (do vértice direito da base até ao topo); a do lado esquerdo varia de o a 100, de cima para baixo (do topo até ao vértice esquerdo da base)

 

​6. A posição de cada país aparece como um ponto no interior do triângulo, resultante da interseção das linhas correspondentes aos valores das 3 variáveis respetivas.

 

 

COMO SE LÊ

O diagrama triangular lê-se do seguinte modo:

  • a leitura da variável da base é feita segundo as linhas oblíquas paralelas ao lado esquerdo do triângulo;

  • a leitura da variável do lado direito é feita segundo as linhas paralelas à base;

  • a leitura da variável do lado esquerdo é feita segundo as linhas oblíquas paralelas ao lado direirto do triângulo

COMO SE INTERPRETA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1. A interpretação de uma diagrama triangular pode ser global e individual, ou seja, interessa perceber como os pontos se distribuem entre si constituindo nuvens que se aproximam mais de um ou outro lado do triângulo.

2. No exemplo, os paises C, D e B aproximam-se do lado esquerdo e a meio altura do triângulo em relação à base, o que significa que os setores mais representativos são o terciário e o secundário e que os países têm um comportamento semelhante.

3. Na generalidade concluia-se estarmos na presença de dois grupos de países,:

- grupo  B,C,D, nos quais o setor primário já não tem representação significativa, sendo mesmo muito baixa nos países C e D com % igual ou inferior a 10% do total da população ativa;

- grupo A,E, nos quais o setor primário é o mais representativo, com % iguais ou superiores a 45% e com um setor secundário pouco representativo.

Individualmente destacam-se os países E e A, o A pelo peso muito elevado do setor primário (60%) e o E pelo peso muito baixo do setor secundário (15%).

bottom of page