top of page
GRÁFICO A DUAS VARIÁVEIS

   COMO SE FAZ

1. O gráfico a duas variáveis constrói-se sobre um sistema de eixos cartesianos e é utilizado para demonstrar a relação entre duas variáveis distintas, ambas quantificadas.

O eixo dos X representa a variável independente e o eixo dos Y representa a variável dependente.

Exemplo:Relação entre o rendimento médio por agregado doméstico (Euros) e a despesa média por viagem turística no estrangeiro (Euros) em alguns países europeus.

 

Variável independente: rendimento médio por agregado doméstico (conjunto de dados (variável) que não depende da variação da  despesa média por viagem turística no estrangeiro)

Variável dependente: despesa média por viagem turística no (conjunto de dados (variável) que varia em função da variável independente.

 

Cada item (neste exemplo, os países) é medido simultâneamente nas duas variáveis, o que permite colocá-lo como um ponto no gráfico, determinado pelo cruzamento entre as respetivas posições dos valores de X e Y.

Para marcar a posição de cada país:

Levantar a vertical correspondente ao valor do RM/AD do eixo dos X;

Traçar a horizontal correspondente ao valor da DM/VT do eixo dos Y;

No cruzamento das duas linhas coloca-se um ponto que corresponde à posição global do país.

Do mesmo modo se marcam todos os pontos (correspondentes a cada país).

Eliminam-se as linhas de marcação dos pontos, ficando estes visíveis e assinala-se, junto de cada um, o respetivo país.

No final  torna-se visível na nuvem de pontos, as posições relativas.

COMO SE LÊ

1. Verifica-se a posição de cada item em relação aos outros itens. Exemplo: Portugal ocupa uma posição inferior à Bélgica;

2. Verifica-se o alinhamento dos pontos em relação a uma hipotética reta entre os pontos minimos (2412;359,3) e maximos (28575; 359,3) do sistema de eixos. Exemplo: a maioria dos pontos encontra-se mutio próximo da reta.

3. Determina-se os valores das duas variáveis para cada item,

4. O modo de variação de cada variável e da relação e entre as duas variáveis

COMO SE INTERPRETA

1. Verifica-se a relação existente entre as duas variáveis que podem ser demonstradas da seguinte forma:

​a) Relação direta - quando uma variável aumenta a outra também aumenta ou quando uma diminui a outra também diminui;

b) Relação indireta - quando uma variável aumenta a outra diminui e vice-versa;

c) Quanto mais o alinhamento dos pontos representativos dos itens se aproximar de uma linha reta, maior é a relação entre as duas variáveis para o conjunto de itens, seja direta ou indireta.

Neste caso para a maioria dos itens  o tipo de relação entre as duas variáveis é o mesmo

No exemplo, verifica-se que à medida que o rendimento médio por agregado doméstico aumenta também aumenta a despesa média por viagem turística no estrangeiro. Os países com maior rendimento são os que gastam mais, com poucas exceções: Portugal com maior rendimento, gasta menos que a Eslováquia; Alemanha com menor rendimento gasta mais que a Bélgica. Pode concluir-se que existe uma relação direta (quando uma variável aumenta a outra também aumenta) forte neste grupo de países europeus entre o rendimento doméstico disponível e o gasto médio de despesas com viagens turísticas ao estrangeiro.

 

bottom of page