top of page

«Um pouco da história da humanidade fica também guardada nos mapas que nos dizem onde ficavam os caminhos percorridos, as cidades que construiu, os campos que plantou.»

Desde os tempos mais remotos que o homem, vivendo em grupos que se deslocavam continuamente à procura de meios de subsistência ou em actividades guerreiras, sentiu necessidade de conservar informação sobre os caminhos percorridos e suas direcções e de as transmitir a outros. Desta necessidade surgiu o 1º esboço representativo da superfície da Terra. “Fazer mapas é uma aptidão inata da humanidade (Raiz,E.)

O mapa sempre serviu para ler o espaço. A sua leitura permite descobrir aquilo que existe num território sem que o tenhamos pisado. Cada símbolo vale por várias palavras, cada conjunto por parágrafos e cada mapa por textos completos em que a história da paisagem é fixada para todo o sempre. Um Atlas não deixa de ser um livro sobre a história da Terra.

O mapa mais antigo de que se tem conhecimento foi encontrado nas escavações da cidade de Ga Sur, 300 Km a Norte da Babilónia e data de 2500 A.C.

Segundo a conceção de então, a Terra era plana, com a forma de um disco, constituída por uma massa continental que flutuava sobre a água, com a abóbada celeste por cima. O Mundo era o espaço conhecido. A sua representação era a imagem desse espaço.

Imagem4.png

Mapa Asteca

Mapa de  Ga Sur, Mesoptãmia, 2500 A.C.

Os pensadores continuaram a procurar resposta para as questões sobre o “Onde?”. A primeira resposta foi dada por  Eratóstenes (276-196 A.C.): calculou a medida do perímetro da Terra (46 250 Km, sendo a medida real de 40.000Km) e construiu uma quadrícula  de meridianos e paralelos, tornando possível a localização com rigor de qualquer lugar à superfície da Terra.

Mapa de Eratóstenes

O mapa de Ptolomeu,  com maior rigor descritivo, não utiliza os cálculos de Eratóstenes mas sim os de outro filósofo grego,  Posidónio de Apaneia, segundo o qual os meridianos mediam 29.000 Km, surgindo o Mediterrâneo com 62º quando mede, na realidade, 42º,  criando o erro que leva Colombo a pensar que tinha chegado à Índia quando apenas tinha atingido a América.

Imagem6.png

Mapa de Ptolomeu

Na Idade Média, a desarticulação dos sistemas de comunicação e o despovoamento europeu, dificultam a troca de bens e ideias. O sistema feudal que se instaurou é um sistema isolacionista.  Deixa de existir tanta mobilidade  e o desconhecimento de outras áreas do mundo aumenta. A questão “Onde?” passa a ser respondida pela ordem religiosa, pois a Bíblia contém referências cosmológicas e geográficas que satisfazem.  Passam a utilizar-se os mapas circulares romanos, nos quais se introduzem caracteres teológicos.

No séc. XIX surgiu  a noção de espaço relativo, considerando-se que o tempo e o espaço eram inseparáveis: nada existe no mundo físico que seja puramente espacial ou temporal (Poincaré).

A localização relativa de um ponto é a sua posição em relação a outro e pode variar com o tempo ou com outros factores.

As distâncias relativas também se cartografam, dando origem a mapas com aspeto “distorcido” em relação àquilo que estamos habituados a ver (localização absoluta).

O homem organiza o meio mais em função da perceção que tem do que do conhecimento objectivo do mesmo. A imagem mental que se possui de um qualquer espaço é fundamental não só para perceber o meio mas também para o poder organizar.

Para o geógrafo, esta imagem é um filtro que existe entre o homem e o espaço real. Compete-lhe analisar essa imagem e ao tomar decisões sobra a sua organização, atuam sobre essas imagens e aproximam-se mais da realidade do que os modelos económicos e estáticos o faziam.

Imagem7.png

Mapa da Idade Média (Orbis Terrari)

Imagem2.png

Mapa distorcido - tempo de deslocação de trasnporte ferroviário de passageiros a partir de Lisboa,1976

Imagem8.png

CONCEITOS BÁSICOS ASSOCIADOS:

  • Localização Absoluta e Localização Relativa

  • Coordenadas Geográficas: latitude, longitude e altitude

  • Distância absoluta

  • Distância Relativa: Distância-tempo; Distância custo; Distância Social

  • Escala

Imagem9.png
bottom of page