top of page

Tipos de Distribuições

CURVA DE GAUSS OU CURVA NORMAL

A Curva Normal corresponde à distribuição de uma série, em dois conjuntos de valores de igual dimensão relativamente à média, ou seja:

É determinada a média da série e o valor do desvio padrão (a média dos desvios de cada ponto da série ao valor da média);

É definido o valor que corresponde a +1 desvio padrão (s) e -1s;  +2s e -2s ; +3s e -3s.

Estas posições são colocadas no eixo dos X.

Os valores da série que se incluem em cada intervalo, são respetivamente de: 34,1% em 1s; 13,6% em 2s; 2,1% em 3s e 0,1% em 4s.

Assim, numa distribuição normal 68,2% dos valores estão entre -1 e +1 desvio padrão da média; 95,4% encontram-se entre -2 e +2 desvios padrões à média; 99,8% encontram-se entre -3 e +3 desvios padrões à média e finalmente entre -4 e +4 encontram-se os 100%.

DISTRIBUIÇÕES

A maior parte das distribuições afastam-se bastante da distribuição normal ou simétrica. Essa assimetria deriva de um maior peso de valores superiores ou inferiores às medidas de centralidade.

Distribuição assimétrica positiva

Numa assimetria positiva o valor de maior frequência, moda (Mo), ou "pico" encontra-se à esquerda do valor do meio da distribuição, mediana (Me) e o valor da média à direita, ou seja, a distribuição apresenta uma "cauda" que se estende para a direita e revela o maior peso dos valores mais elevados da série.

Distribuição assimétrica negativa

Numa assimetria negativa o valor de maior frequência, moda (Mo), ou "pico" encontra-se à direita  do valor do meio da distribuição, mediana (Me) e o valor da média à esquerda, ou seja, a distribuição apresenta uma "cauda" que se estende para a esquerda e revela o maior peso dos valores mais baixos da série.

bottom of page